ServicoSocialShowCase

O Serviço Social

O Serviço Social apresenta-se como uma valência transversal a todos os serviços do Centro das Taipas. A equipa do Serviço Social é atualmente constituída por 5 assistentes sociais, que se encontram integradas em equipas multidisciplinares da consulta (tratamento) onde articulam intra e inter-institucionalmente. Assumem também responsabilidades nas áreas da reinserção, da redução de riscos e minimização de danos, da prevenção e investigação.


 

A Intervenção

A intervenção do serviço social passa pelo diagnóstico, a programação, a execução e a avaliação.  As assistentes sociais operam em diversos níveis de intervenção:


 

Niveis de intervenção

  • Acompanhamento/atendimento individualizado ao utente e seus familiares, atuando muitas vezes como mediador. Baseiam-se essencialmente nas entrevistas de auto-ajuda, na clarificação da situação/ problema, na sensibilização no âmbito da saúde, na articulação com os recursos, na participação do utente, na valorização e no reforço das suas capacidades.
  • Articulação com todos os técnicos, equipas e valências da UD/ Centro das Taipas. Orientação de estágios académicos e profissionais e representações em ações de formação. Prospeção/ parcerias na área da formação e emprego e representação na comissão social de freguesia
  • Articulação com diversos parceiros externos à instituição, que servem de suporte à intervenção, tais como outros CRI, a Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, estruturas judiciais, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, serviços de apoio à problemática VIH/Sida, comunidades terapêuticas, centros de acolhimento e albergues, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, estruturas de saúde (hospitais; centros de saúde, etc.), gabinetes de apoio fixo, organizações não-governamentais e instituições particulares de solidariedade social.