PrevencaoShowCase

Prevenção

A equipa técnica de prevenção está integrada na Unidade de Desabituação Centro das Taipas e na Unidade de Alcoologia. Todos os elementos desempenham funções quer na prevenção quer no tratamento, integrando experiências com grupos alvo diversificados.

 

Com quem intervimos

Com todas as instituições que o solicitem, dentro da nossa área geográfica, desde que a natureza da nossa intervenção seja adequada ao pedido e, que tenham como grupo alvo final crianças, adolescentes, jovens e adultos em risco. Trabalhamos em articulação e parceria com as seguintes instituições:

Agrupamentos de Saúde (ACES); Unidades de Saúde Familiar (USF); Comissão de Dissuasão da Toxicodependência (CDT); Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD); Escolas Básicas; Escolas Secundárias e Profissionais; Polícia de Segurança Pública (PSP); Casa Pia de Lisboa; Santa Casa da Misericórdia; Direcção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP); Câmara Municipal de Lisboa (CML); e respetivas Juntas de Freguesia; Associação de Estudantes.


 

Formas de Intervenção

  • IntUniversal
  • IntSeletiva
  • IntIndicada

A equipa da prevenção tem como prioridade intervir ao nível da prevenção seletiva e indicada.

No âmbito da prevenção seletiva:

Oferecemos cosultadoria e desenvolvemos planos de intervenção, dirigidos a grupos estratégicos que trabalham com os indivíduos que estão sujeitos a fatores que os colocam em risco face a comportamentos aditivos e outros comportamentos.

No âmbito da prevenção Indicada:

Elaboramos e implementamos planos individualizados dirigidos a jovens/adolescentes com comportamentos de risco correlacionado com ou sem substâncias, considerados de alto risco.

 

Como Referenciar

Em anexo encontra-se uma ficha de pedido, que deve prencher com uma breve caracterização do contexto da situação para apreciação da equipa.

 Icon Link

Ficha de referenciação