Fisioterapia

O serviço de fisioterapia presta cuidados à consulta externa, ao centro de dia, à unidade de desabituação, à equipa materno-infantil e à Unidade de Alcoologia. Estamos integrados em equipas multidisciplinares. Pode salientar-se a prática do relaxamento, as classes de música e movimento, os programas de preparação para o parto, maternidade e paternidade e os grupos de “massagem ao bebé”.

É necessário adaptar a cada utente o seu programa e estarmos alerta, pois a frustração é o nosso primeiro inimigo... trabalha-se um corpo maltratado, doente, esquecido, que existe para troca de um prazer imediato: o consumo de substâncias.


 

O Fisioterapeuta

Tem a arte nas suas mãos, criatividade, bom senso, e muito sentido de humor para poder chegar ao fim do dia e poder dizer: que bom é ser Fisioterapeuta!

O Fisioterapeuta que trabalhe na área da Saúde Mental, assim como todos os outros profissionais, deverá desenvolver uma postura ética, investindo na relação com o outro, com competência, integridade, responsabilidade científica, profissional e social respeitando a cada passo, a dignidade e os direitos do outro. Muitas vezes o caminho é difícil, mas quanto mais ética for a nossa atuação, mais sucessos terapêuticos serão conseguidos, e mais nos aproximaremos da plenitude da vida: o utente a caminho da sua realização plena e o profissional enriquecido pela aprendizagem atingida em cada relação realmente estabelecida.

Objetivos da Fisioterapia

Ajudar a redescobrir, sentir e consciencializar o corpo;

“Fazer” um corpo que sinta, que seja atuante, integrado;

Melhorar as capacidades funcionais;

Aumentar a autoestima;

Melhorar o autoconceito;

Libertar a agressividade;

Diminuir a ansiedade;

Promover o relaxamento.

Técnicas Utilizadas

Terapia pelo movimento;

Terapia pelo relaxamento;

Terapia pelo “Toque” como comunicação não-verbal, como forma de cuidar, avaliar, manipular/manusear, securizar e reabilitar.

Uso de meios físicos, como o calor húmido, ultrassom, etc.

Uso de meios mediadores da relação (como ex. a bola de Bobath).